Tablet / Celular reiniciando ao conectar-se à rede Wifi

Tablet / Celular reiniciando ao conectar-se à rede Wifi

Tablet / Celular reiniciando ao conectar-se à rede Wifi

/Tablet / Celular reiniciando ao conectar-se à rede Wifi

Tablet / Celular reiniciando ao conectar-se à rede Wifi

Pude identificar esse problema em um cenário bem específico, pode ser que esse erro possa ocorrer em outros modelos de tablets/celulares e em diferentes versões do Android, portanto - como se trata de uma solução simples é fácil identificar e resolver:

Cenário:
Tablet DL 2811 com Android 7.0 reiniciando ao conectar-se à rede wifi.
A primeira tentativa foi buscar atualização de software, em seguida fazer Hard-Reset, mas até na tela de configuração inicial, ao conectar-se à rede o problema ocorria.
Tentei alterar o protocolo da rede, aes, tkip, reduzir tamanho da senha, do SSID e nada resolveu.

Identificando o problema:
Após várias tentativas, tentei me conectar à rede Hotspot do celular, e por incrível que pareça através dessa rede o tablet funcionava normalmente.

Problema Identificado:
Em casa, eu tenho dois ambientes bem distantes, a área gourmet e a casa, onde em cada um deles eu tenho um roteador, um tp-link archer C6 em casa e um tp-link archer C5 na área gourmet. Quando estou em um dos locais, automaticamente os dispositivos se conectam à rede wifi que está com maior nível de sinal (enquanto a rede distante fica com aprox. 20% de sinal - porém, detectável).

AMBOS OS ROTEADORES TEM OS MESMOS SSID´S, como exemplo a rede "AMIGOS" com a mesma senha para ambos, para facilitar quando estou em um ambiente ou outro.

Problema Resolvido
Observei que a única coisa que havia de diferente entre a rede dos roteadores e a rede hotspot, era que eu tinha 2 roteadores fornecendo o mesmo SSID, e então o teste foi muito simples:

Desliguei o outro roteador e deixei apenas 1 roteador ligado - obviamente fornecendo apenas uma rede wifi com o SSID "AMIGOS".

O tablet se conectou à rede e não reiniciou mais.

Portanto identifiquei que o problema é que o hardware ou driver de wifi do aparelho é incompatível com redes wifi fornecendo mesmo SSID e Senha alcançáveis.


Solução definitiva:
Manter nomes diferentes de rede wifi nos roteadores.


Atenção - todo o conteúdo publicado nesse blog não é destinado ao usuário final, e sim para técnicos como material de apoio. Não nos responsabilizamos pelos efeitos ou problemas decorrentes do uso dos tutoriais aqui publicados, ou arquivos para download, use por sua conta e risco.